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Giannini, mais de um século de história!
1900
Tranquillo Giannini funda a “Grande Fábrica de Instrumentos de Cordas de Tranquillo Giannini – Ao Violão Moderno”, em São Paulo, na Rua São João. A grande demanda faz a empresa mudar pouco tempo depois para um local maior, passando a produzir 6.500 instrumentos anuais.
1920
Com a crescente demanda por violões, impulsionada pelas escolas de música que surgem no país, um novo prédio é construído par abrigar as instalações de Tranquillo Giannini, na Rua dos Gusmões.
1924
A Revolução de 24 obriga a Giannini a buscar novos mercados para seus instrumentos, já que o comércio de São Paulo praticamente para durante a revolução. Os instrumentos Giannini passam a ser distribuídos em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
1930
om a demanda crescente com a abertura de novos mercados, Tranquillo Giannini muda mais uma vez sua fábrica, agora para o bairro de Perdizes, São Paulo. Uma nova revolução, agora atingindo todo o país, obriga a Giannini à buscar novos mercados para seus instrumentos, expandindo sua distribuição para o interior e litoral de SP.
1940
Inaugura a primeira fábrica de encordoamentos.
1945
Apesar da Segunda Guerra Mundial, a Giannini passa tranquilamente por este período, devido ao expertise de Tranquillo Giannini ao atravessar duas revoluções e saber como se recuperar. Seu estoque de matérias-primas importadas, como aço e pinho sueco para os violões, permitem que a produção continue até que as importações voltem ao normal.
1952
Falece Tranquillo Giannini, e sua esposa Stela Coen Giannini assume a presidência da empresa.
1954
Giorgio Coen Giannini, sobrinho de Tranquillo, após dois anos trabalhando em todas as áreas da empresa, e assume a Diretoria Comercial, em 1956.
1960
Tem início um dos melhores momentos da Giannini, com a Bossa Nova e Jovem Guarda. A Giannini inicia a fabricação de violões elétricos e faz sua primeira exportação de instrumentos para a Argentina (25 mil violões em dois anos).
1965
Por volta da metade da década de 60 a Giannini começa a produção de seus eletrônicos, e o primeiro modelo lançado foi o Tremendão, que marca época. Também é desta época o lançamento das guitarras Gemini, Supersonic e Apollo.
1969
É lançado um dos ícones da Giannini, a Craviola, uma ideia conjunta de Giorgio Giannini e do violonista Paulinho Nogueira, que enquanto faziam um lanche e conversavam sobre os modelos de violões disponíveis naquele período, começaram a desenhar em guardanapos algumas possibilidades de shapes diferenciados, até chegarem ao desenho que a tantos admiradores e músicos causa encantamento. Desde seu lançamento, diversos músicos notáveis tem feito uso da Craviola® ao redor do mundo, entre eles Jimmy Page, Elvis Presley, Bill Winters, Robert Plant, Linda Perry e Andy Summers.
Década de 70 – A empresa muda-se para a Rua Carlos Weber, para uma fábrica de 8.000 m² e cerca de 1000 funcionários. Nesta época, já pensando no futuro, Giorgio Coen Giannini compra um terreno de 240 mil m² em Salto, no Interior de São Paulo, que viria à ser a atual sede e fábrica da Giannini.
1980
Década de 80 – Visando o futuro da empresa e as transformações sociais da época, Giorgio Giannini começa a investir 6% do seu faturamento em marketing e pesquisa tecnológica, pensando na expansão do ensino musical no Brasil. Este período também marca um crescimento da participação da Giannini no mercado internacional. Também é ampliada a linha de eletrônicos, com o lançamento de teclados como o Poème III e o Toccata 49, ambos inovações para a época. Esta década traz um grande crescimento para a Giannini, devido aos movimentos musicais do período, que despertaram no público o interesse por instrumentos musicais.
1984
Em Junho ocorre em São Paulo a 1ª Feira Nacional de Brinquedos e Instrumentos Musicais (Abrim), que viria a se transformar algum tempo depois na Expomusic, o maior evento do setor de instrumentos no Brasil e da qual a Giannini participa desde a primeira edição.
1990
Década de 90 – A Giannini muda para a fábrica de Salto, onde se encontra até hoje. Este período se inicia com a Giannini produzindo a linha Fender Southern Cross, entre 1991 e 1994, com uma produção aproximada de 6 mil instrumentos por ano. Apesar de todos os investimentos, a Giannini e todo o mercado nacional de instrumentos sofre um duro golpe com os planos econômicos iniciados no governo Collor, além da chegada dos produtos importados ao nosso mercado, com custos que chegavam à metade dos produtos nacionais.
2000
No ano em que comemora 100 anos, a Giannini traz a reedição de uma de suas guitarras mais icônicas, a Supersonic, baseada no modelo produzido nos anos 60 e 70. Neste ano a Giannini também encerra as atividades da sua última área na Capital de SP, concentrando toda sua produção na fábrica em Salto. Começam as importações das primeiras guitarras elétricas vindas da China.
2002
A empresa faz um grande investimento em tecnologia, importando máquinas CNC, matérias-primas e cabines de pintura climatizadas.
2004 / 2006
Lançamento de uma série de guitarras, entre elas a Signature de Wander Taffo e relançamentos da Supersonic e Gemini, além da reedição do Tremendão.
2007
A fábrica de encordoamentos da Giannini ganha o certificado de qualidade ISSO 9001, que engloba todo o processo de fabricação e confirmando a qualidade de toda a linha de encordoamentos.
2010
A empresa comemora 110 anos, sendo capa da maior revista do segmento de instrumentos musicais.
2011
Inauguração da filial na capital de São Paulo, que concentra a Presidência, diretoria Comercial e de Marketing e a gerência Comercial e de Produtos, além de seu showroom. Neste ano a empresa volta a produzir amplificadores valvulados, com o Classic T.
2012
Inaugura sua filial nos Estados Unidos com a Giannini USA.
2013
Lança as reedições de sua guitarra Diamond e também da Craviola, e lança a sua linha Start, voltada para quem está iniciando os estudos musicais.
2018
Com o falecimento de Giorgio Giannini, seus filhos assumem a empresa, com Roberto Coen Giannini na presidência e Flavio Coen Giannini na vice-presidência e diretoria de marketing. Neste período temos o lançamento de novos produtos no mercado, como as cordas para ukulele.
2019
São lançadas novas linhas fabricadas no Brasil, como a linha de violões Stage, os violões folk da linha Performance Pro e a produção nacional de Craviolas, começando com o lançamento da Craviola baby de 06 cordas aço e a viola Craviola de 10 cordas.
2020
No ano em que completa 120 anos, a Giannini continua sua expansão, com o lançamento dos violões Travel e a viola Ponteio, comemorando os 120 anos da empresa. Sua comunicação também sofre uma renovação, com o seu logotipo sendo atualizado, adotando um layout mais clean e moderno. O slogan para os 120 anos da Giannini é Escrevendo uma nova história. Tranquillo Giannini deixou sua marca, assim como Giorgio Giannini. Agora é a vez de Roberto e Flavio Giannini escreverem a sua história, preparando a Giannini para mais 120 anos de história na música brasileira.
2021
A empresa continua sua renovação, lançando uma nova linha de embalagens para seus encordoamentos e seu novo site, mais atual e atendendo às necessidades de seus lojistas e consumidores. Relançamento da viola Ponteio, em comemoração aos 120 anos.
HISTÓRIAS DA LUTERIA DE GUITARRAS ELÉTRICAS:
MEMÓRIA E TRABALHO NOS ANOS 1960 EM SÃO PAULO
RODRIGO MATEUS PEREIRA
https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=23133&idprograma=40001016053P0&anobase=2019&idtc=45
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