quarta-feira, 8 de junho de 2016

RADAR SATÉLITE 4 IMPRESSO (QUASE SAIU!)

Resistência Cultural

            Artistas de Taguatinga e de outras satélites se unem em prol da abertura do trabalho independente. Dentre adversidades e falta de incentivo estatal, a cena cultural de Taguatinga persiste, abrindo espaço para os artistas da cena alternativa da cidade. São muitos projetos e muitos artistas envolvidos, dentre eles, músicos, atores, fotógrafos, grafiteiros, poetas e pessoas interessadas no resgate e solidez da cultura local.
             Hoje a referência no que diz respeito à cultura da cidade é a Praça da CNF, onde encontramos figuras marcantes. Um dos locais que pode ser considerado o berço da cena é o Bar do Careca, que recebe com freqüência bandas e artistas variados. Por lá encontramos, Robson Gomes, integrante da banda Barbarela. O músico faz parte do projeto Módulo B, uma cooperativa de bandas que busca divulgar e promover não apenas os artistas da cidade, e sim integrar o movimento cultural do DF. O projeto promove eventos e ainda possui um zine chamado Radar Satélite.
            A Praça conta ainda com uma galeria chamada Olho de Águia, cujo proprietário é o repórter fotográfico Ivaldo Cavalcante, que trabalhou sete anos no jornal Correio Braziliense e hoje e fotografo do Caderno Brasilia do Jornal Hoje Em Dia(Sucursal Brasilia), a galeria expõe seus trabalhos fotográficos e conta com o Bar Faixa de Gaza, "o espaço é voltado à cena cultural alternativa daqui", explica Ivaldo. Fotografo a mais de 30 anos, Ivaldo não só registrou os momentos da história da cidade, como também fez parte de sua efervescência cultural nos anos 80, que tinha geralmente como palco o extinto Teatro Rola Pedra e o Teatro da Praça.
           "O único incentivo por parte do governo, no caso a Administração de Taguatinga, é a permissão de locais para a realização dos eventos", afirma Robson da banda Barbarela. O músico pretende inscrever o projeto Módulo B no Fundo de Arte e Cultura (FAC), para assim obter recursos e um apoio sólido. Porém depois da troca de governo, ainda não houve inscrições para o projeto.
           No ultimo domingo, 30 de setembro, foi realizado na Praça da CNF o Taguatinga tem Conserto, atividade cultural que reuniu dj's, grafiteiros e bandas do Distrito Federal, realizado pela parceria entre o projeto Módulo B, o Bar do Careca e Gérson de Veras que se auto-denomina "terrorista cultural" e promove esse tipo de evento nas satélites.
            Mesmo com toda mobilização por parte dos artistas o público ainda não é o esperado e geralmente é formado por um grupo pequeno, porém assíduo. Um dos prováveis motivos é a pouca divulgação, que fica pro conta do "boca a boca" ou por meio de panfletos, que muitas vezes não saem do circuito interno da cidade. Apesar dos obstáculos e da falta de recursos, Taguatinga é e continua sendo um pólo de cultura do Distrito Federal.

Por Keyane Gomes e Dayse Emily










No Pense Rápido! do Radar, Fellipe José Salles de Sant'anna, o Felipe C.D.C, mostrou que além de ter um nome cheio de "nove horas" tem também jogo de cintura. Lenda viva do underground candango, Felipe C.D.C (Death Slam e Terror Revolucionário), nem suou a camisa pra responder as perguntinhas do nosso Pense Rápido! Confira:       
 
 Radar: Qual o primeiro disco que você comprou com seu próprio suor?
 Felipe: Minha mãe tinha um bar, aí um dia ela vacilou e eu peguei uma graninha escondido e comprei o Back in Black do AC/DC. Foi uma grana muito suada!

 Radar: Com quantos anos você decidiu não cortar o cabelo?
 Felipe: Desde pequenininho eu decidi que não queria mais ver tezoura.

 Radar: Qual o seu programa preferido da TV aberta? Não vale os Simpsons.
 Felipe: C.Q.C, da TV Bandeirantes.

 Radar: Por qual banda você rasparia o cabelo pra ver um show?
 Felipe: Nenhuma.

 Radar: Qual disco você mais escuta atualmente?
 Felipe: Olha, tô voltando às minhas origens e escutando muito AC/DC.

 Radar: Qual o disco que você tem, mas que ninguém imagina encontrar na sua prateleira?
 Felipe: Falcão, Ermeto Pascoal e uns do Roberto Carlos da época de Jovem Guarda.

 Radar: Quais filmes você indica pra gente ver?
 Felipe: A Cidade de Deus, Estômago, O Cheiro do Ralo, Tropa de Elite, Carandirú, Germinal...puta que pariu, tem um monte!


 Radar: Você acredita em Deus?
 Felipe: Pelo lado religioso não, mas pelo lado espiritual sim. Acredito em Deus, mas não acredito em Igreja.

 Radar: Na sua opinião, qual a melhor e a pior banda do pop-rock nacional dos anos 80?
 Felipe: A melhor é o IRA! e a pior é com certeza, os Engenheiros do Hawaii.

 Radar: Pra você, qual a maior banda de todos os tempos?
 Felipe: Black Sabbath, sem dúvida.

 Radar: O que te deixa mais puto?
 Felipe: A galera ir pro show e ficar do lado de fora bebendo e gastando o que poderia ser a grana do ingresso para apreciar o evento. Na verdade as pessoas gastam bem mais do lado de fora do que dentro.

 Radar: Alguma vez você esqueceu seu guarda-chuva em casa e foi surpreendido por um "Pé d'água?
 Felipe: Sim! Várias vezes. Principalmente nessas épocas que não tem nem sinal de chuva, aí derrepente cai um temporal! Isso também me deixa muito puto!

                                                               Reportagem: Bruno Brasmith.

  

Nenhum comentário: