segunda-feira, 7 de julho de 2008

MARACATU LUA DE LUANDA

Criado em 11 de Setembro de 2005, o Lua de Luanda é um grupo que propõe a aproximação da população de Brasília-DF de alguns ritmos muito tradicionais no Recife, tais como o maracatu de baque virado, o coco e a ciranda.
A formação e a musicalidade do grupo são releituras do tradicional. Entretanto, essas releituras se prendem ao original, sem que haja um distanciamento muito grande. Tocamos ritmos do nordeste brasileiro, como o coco, a ciranda e, principalmente, o maracatu de baque virado ou maracatu nação. Alfaias, abês, ganzás, apito, gonguês e caixas compõem o maracatu de baque virado do Lua de Luanda.
Com influência de importantes nomes da música pernambucana (Maracatu Bate Livre Batucada Badia, conhecido como Maracatu Badia; Comadre Fulozinha; Cordel do fogo encantado; Coco Raízes de Arcoverde; Maracatu Nação Estrela Brilhante; Selma do coco, Lia de Itamaracá), o Lua de Luanda retoma, afirma e confirma uma tradição peculiar, feita do povo para o povo, com paixão e fidelidade. Lua de Luanda é um representante do maracatu tradicional de Pernambuco, mas com elementos e arranjos novos.
O grupo não é contra as recriações artísticas ou contra o hibridismo cultural existente. A nossa proposta é resgatar o maracatu, mostrar para aqueles que não conhecem e não deixar morrer uma cultura fascinante do nosso povo. Formado por uma galera jovem, a alegria é a marca dos ensaios e apresentações do grupo que, despretensiosamente, tem participado de diversos eventos na Capital Federal. O Lua de Luanda nasceu em Taguatinga, lugar um pouco distante do eixo cultural da cidade, mas que sempre teve uma movimentação cultural. O grupo ensaia às 16h de todos os domingos, na praça do Bicalho, Taguatinga Norte. Os ensaios são realizados numa praça aberta. INTEGRANTES : TOTAL DE 15 PESSOAS CONTATOS: ADRIANA FRANÇA (PRODUÇÃO) TEL.: 061-8127 9608 / 3371 4728 / 3315 2602(TRB) E-mail: adriana.silva@saude.gov.br LIRYS CATHARINA (DIREÇÃO) 061 – 8133 2993

Nenhum comentário: