quinta-feira, 27 de junho de 2013

Satélite Sonoro, Signo XIII, This Fusion e Vitrine - Projeto Up Underground

Bandas celebram o Pós-Punk-Brasília nesta sexta-feira

Por Bruno Caetano
 
 
Em dias de luta para tentar começar a mudar rumos deste país, o Rock Independente da capital federal também manifesta suas propostas se reunindo na maior e mais populosa cidade da região. Nesta sexta-feira a partir das 21h, o Red Rock Pub, na QNN 04 da Ceilândia Sul, será palco do encontro entre os quatros nomes do pós-punk em plena atividade no Planalto Central. O Projeto Up Underground apresentará as bandas: Vitrine, This Fusion, Signo XIII e Satélite Sonoro. Em atividade desde 2010, o projeto busca promover e divulgar os trabalhos independentes do Rock in Rool de Brasília.
 
 
Organizado pelo músico e DJ Maurício Sonic, junto a uma equipe competente no cenário, o Up Underground vem promovendo festas e shows que acompanham as novas tendências do cenário alternativo. “Infelizmente nossa cidade não valoriza aquilo que não foi feito para vender, mas alheia a tudo isso, a cultura do movimento não visa atingir a popularidade, pois sempre sobreviveu de uma pequena parcela de um publico que valoriza a música independentemente”, afirma o guitarrista.
A continuidade da produção de rock autoral não conta com nenhum apoio governamental na cidade que muitos ainda consideram a Capital do Rock. Para Leandro Felipe, vocalista da banda Satélite Sonoro, o underground ainda existe por causa da iniciativa das próprias bandas e alguns donos de estabelecimentos, que se mobilizam para dar continuidade ao movimento. “A gente reúne equipamentos, junta as bandas e espera o público, que nem sempre comparece; isto é uma pena, pois existem ótimas bandas no Distrito Federal e entorno.O pós-punk é mais um estilo musical que tem o seu público e nós estamos fazendo nossa parte”, ressalta o artista.
Com a cena rockeira brasiliense dos anos oitenta em evidência nas telas do cinema, o momento é de pura positividade, já que, a relação entre o passado e atualidade é visível nas bandas que compõem o Up Underground. “O Rock oitentista de Brasília esta eternizado e é muito importante isso ser mostrado no cinema. A Legião Urbana é nossa maior influência nacional hoje. Mas o rock de Brasília tem uma cara mais diversificada, pois existem bandas mais tradicionais e outras que misturam estilos. Nós temos um pé no passado e outro no presente”, conta Leandro.
No encontro desta sexta-feira, além da apresentação de músicas autorais, as bandas farão releituras em homenagens às suas principais influências como: The Cure, Echo and The Bunnymen, The Sound, Joy Division e The Smiths. De acordo com Leandro Felipe, o objetivo principal é encontrar os amigos em uma divertida reunião, para trocar ideias regadas às músicas próprias e aos grandes clássicos do Pós-Punk. “Nós mudamos as coisas quando queremos mudá-las. Para fazer uma cena de Rock decente, a união é importante. Não reclame da cena da sua cidade, das músicas das rádios e da TV se você não faz nada para mudar as coisas ao seu redor.Então prestigie a cena local sempre que possível”, finaliza o músico.

Serviço:
Projeto Up Underground
Com as bandas: Satélite Sonoro, Signo XIII, This Fusion e Vitrine
Onde: Red Rock Pub – QNN 04 – Via Leste, Ceilândia Sul
Quando: 21/06 – Sexta-feira
Horário: 21h
Entrada: R$ 5,00
 
VEJA TAMBÉM EM :
 

Nenhum comentário: