quarta-feira, 13 de abril de 2011

A VERDADEIRA VOZ DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!

A verdadeira Voz do Brasil

Por Bruno Caetano
Vocalista da banda DÍNAMO Z, jornalista,
radialista e integrante da ASSOCIAÇÃO CULTURAL MÓDULO B

                    O rádio talvez seja o veículo de comunicação mais fascinante de todos os tempos. Historicamente, isso é fato, até mesmo após a invenção da televisão. As características singulares dessa "caixinha que emite som" mexe com a imaginação de cada pessoa. O fácil acesso e locomoção do aparelho, principalmente com a modernidade que nos assiste, deixa o cidadão mais perto da informação e do entretenimento musical. Facilitar o contato do povo com a mídia e as notícias, é um papel importantíssimo do rádio. Mas que tal abordar os fatos sociais do seu bairro? Essa pode ser a melhor forma de colocar o ouvinte diante da sua realidade e de sua consciência de cidadão.
 A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO), surgiu em 1996 com o objetivo de unificar a luta das rádios comunitárias na defesa pela liberdade de expressão. Vitimas da opressão do Estado e das grandes empresas de comunicação, estes veículos estão sempre sendo violentados de forma inexplícável. Talvez a única explicação seria o interesse em calar a voz da sociedade.Veicular a realidade social na cidade ou no campo, ouvir os anseios da comunidade, ter acesso a sugestão de idéias que podem ser importantes para a segurança e o desenvolvimento, é uma necessidade nesta nova geração. De acordo com a ABRAÇO, os meios de comunicação de massa querem aniquilar a capacidade crítica do povo brasileiro. Ou seja, todo esse esforço para acabar com as rádios comunitárias, vem de um jogo de interesses das grandes emissoras que tem parte de seus orçamentos financiado pelo governo. Sendo assim, imagina-se que os tradicionais veículos de comunicação jamais contrariarão o Estado. Será que essa imprensa é mesmo livre?
                       Sabendo a força que pode ter uma comunidade em verdadeira liberdade de expressão, as fiscalizações são cada vez mais constantes e violentas. O diretor de uma rádio comunitária do Distrito Federal, Divino Cândido, já teve seu equipamento apreendido três vezes, mas o apoio da população fez com que ele não desistisse. Divino afirma que a rádio comunitária é voz da comunidade, fazendo com que as solicitações da população chegue ás autoridades. Mas a mordaça do sistema quer calar quem mais precisa de voz. "A polícia civil e militar chegaram armados e nos tratando como bandidos", diz o diretor.No Brasil existem mais de 16000 rádios comunitárias que tentam sua regularização, e segundo a ANATEL, só neste ano 2000 foram impedidas de funcionar. Os representantes comunitários afirmam que os parlamentares que sancionam as leis, são os mesmos donos de grandes emissoras agindo em benefício próprio e fazendo de tudo para acabar com as rádios comunitárias. É preciso de fato ouvir "A Voz do Brasil". O jornal que vai ao ar de segunda a sexta ás 19h:00 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), pode ser a única alternativa de alcançar comunidades no interior e no campo pelo meio radiofônico. Por essa razão, o noticiário obrigatório deve ser preservado como importante papel do Estado na comunicação. Mas é preciso mais do que noticiar sobre o Executivo, Legislativo e judiciário. É necessário que o contribuinte usufrua de seus impostos com participação ativa nas transformações sociais. Os movimentos comunitários, assim como as rádios, são as melhores formas de se consolidar uma consciência social e cultural. A verdadeira Voz do Brasil se ouve do povo, e não de quem lhes governa.

Nenhum comentário: