terça-feira, 22 de junho de 2010

MÓDULO B

Módulo. Peça única que faz parte do todo. Bloco. Artefato. O outro lado. Uma alternativa. Unidade coesa que se junta a outras para formar um conjunto.União de bandas com o intuito de divulgar, promover, produzir e incentivar artistas, bandas, idéias e o cenário cultural independente de Ceilândia, Cidades-satélites, Plano Piloto, Brasília, Entorno, Centro-oeste, Brasil ...

Numa volta pela cidade podemos conhecer muitos mundos, muitas pessoas, muitos sentimentos. Bandas guerreiras, músicas marcantes, bares cheios (às vezes nem tanto) mentes vazias, muitas vezes , no entanto.

O cenário independente sobrevive, luta e encontra focos de resistência em bandas bacanas, caras legais e iniciativas de fomento cultural que nascem da apatia, da mesmice, do tédio, do marasmo, do contraste social e da uniformização da cultura de massa.

O Distrito Federal tem como característica peculiar manter o Plano Piloto como centro do poder e as cidades-satélites orbitando em sua volta (um eufemismo moderno para periferias).

Impulsionados pela expectativa de desenvolvimento, pela procura de oportunidades e pela esperança de melhora de vida, milhares de brasileiros de todos os cantos migram para o DF desde antes de sua inauguração e são distribuídos geograficamente segundo o nível socio-econômico. Um fluxo constante e perpétuo que tem como algumas de suas consequências o aumento da exclusão cultural resultado do baixo ou nenhum investimento em políticas culturais, movimentos artísticos e opções de lazer. A arte fortalece a capacidade cognitiva do indivíduo facilitando a assimilação do conhecimento na escola, criando um espírito crítico e o inserindo em um contexto de interação social que resulta em desenvolvimento socio-cultural. Infelizmente, a educação é um capital humano pouco valorizado.